في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:
Once Upon a Time in America (bra/prt: Era uma Vez na América) é um filme franco-ítalo-estadunidense estreado em 1984, co-escrito e dirigido pelo cineasta Sergio Leone, com roteiro baseado no romance The Hoods, de Harry Grey.
Estrelado por Robert De Niro e James Woods, o filme é uma produção da The Ladd Company, Embassy International Pictures, PSO Enterprises e Rafran Cinematografica, e distribuído pela Warner Bros. A trama narra a vida de David "Noodles" Aaronson e Maximilian "Max" Bercovicz, dois amigos que lideram um grupo de jovens judeus do gueto no crime organizado da cidade de Nova Iorque. O filme explora temas de amizades de infância, amor, luxúria, ganância, traição, perda, relacionamentos quebrados, juntamente com o surgimento de gangsters na sociedade americana.
Foi o último filme dirigido por Leone antes de sua morte cinco anos depois e o primeiro longa-metragem que ele havia dirigido desde Quando Explode a Vingança em 1971, 13 anos antes. A direção de fotografia era de Tonino Delli Colli e a trilha sonora foi composta por Ennio Morricone. Leone originalmente planejou Era uma Vez na América como dois filmes de três horas cada, mas depois optou por uma única versão com 269 minutos de duração (4 horas e 29 minutos), mas foi convencido pelos distribuidores para encurtar a versão final para 229 minutos (3 horas e 49 minutos). O filme estreou em 23 de maio de 1984 no Festival de Cannes na França e foi lançado nos Estados Unidos em 1 de junho de 1984 com uma versão ainda mais encurtada, com apenas 139 minutos de duração (2 horas e 19 minutos). Embora o lançamento europeu, com a versão original, tenha recebido críticas positivas, a versão americana encurtada foi um fracasso crítico e comercial nos Estados Unidos. O filme atualmente é geralmente reconhecido como uma obra-prima e um dos maiores filmes de gangster já produzidos.